Em comemoração aos 10 anos do IPO (Initial Public Offering) do Google, momento em que a companhia abriu seu capital na bolsa de valores, o vice-presidente da área de pesquisas Amit Singhal fez uma lista com os 10 recursos mais memoráveis da empresa na última década.
Apesar de apostas grandes e bem sucedidas como o YouTube e o Android, o diretor destaque que o coração do empreendimento ainda é a pesquisa. Somente no ano passado, foram realizadas mais de 890 melhorias no site, aprimorando itens como atualizações de algoritmos, realizando pequenos ajustes na interface, melhorando o Google Now, entre outras tarefas que muitas vezes não são nem percebidas pelos usuários.
Confira a lista de itens destacados por Singhal:
1) Autocompletar
O site consegue “adivinhar” prováveis frases e palavras que o usuário digitará e pode começar a exibir os resultados à medida em que os itens são escritos. Não é preciso incluir uma sentença inteira para obter as respostas, bastam as palavras-chave.
2) Traduções
Em 2004, o Translate era apenas um recurso em fase beta. Hoje, a ferramenta está disponível em 80 idiomas e realiza uma média de um bilhão de traduções por dia.
3) Caminhos e trânsito
Funcionando como uma espécie de GPS, o Maps pode mostrar ao usuário distâncias a pé, de bicicleta, carro ou transporte público. Ainda dá para saber como anda o trânsito na região e descobrir rotas alternativas.
4) Pesquisa universal
Para garantir que todo mundo encontre o que está procurando, o Google tornou possível a mescla de diferentes tipos de resultados, mostrando as informações em ordem de relevância, independente do formato em que são apresentadas.
5) Mobile
A empresa redesenhou todos seus produtos para garantir que eles rodem em diversos dispositivos móveis, incluindo de tablets até relógios inteligentes.
6) Pesquisa de voz
Essa é uma ferramenta que pode tornar ainda mais rápida a busca. Segundo o diretor, a companhia investiu anos de pesquisa para aprimorar o reconhecimento de fala e compreensão da linguagem natural. Hoje a busca está disponível em 38 línguas diferentes.
7)Ações
Com o app de buscas instalado no smartphone, dá para enviar e-mails e marcar compromissos com contatos da agenda de contatos do Gmail utilizando o controle de voz, além de configurar lembretes.
8) Diagrama do Conhecimento
Digitando palavras-chave, o usuário pode ter acesso a informações mais completas, aprimorando seu conhecimento. Perguntando coisas como “Quem está no elenco de Guardiões da Galáxia?” o usuário recebe uma lista de informações sobre o filme.
9) Informações pessoais
O Google também consegue responder ao usuário questões bastante específicas. Por exemplo, se ele tiver uma reserva de voo salva na agenda do Gmail, basta perguntar ao app “Qual o portão de embarque do meu voo?” para obter a direção exata.
10) Respostas antes de perguntar
O app para celular da empresa também pode aprender as principais tarefas de quem o utiliza e informar, por exemplo, as condições de transito para o próximo compromisso, contas a vencer e avisos sobre reservas de trem, avião e ônibus.
0 comentários:
Postar um comentário