A Konami admite que PES 2014 ficou fragilizado pelo foco da produtora nas visuais em detrimento da jogabilidade. Contudo, a Konami aprendeu a sua lição e admitiu, junto do Videogamer.com que está a tentar reproduzir a mesma magia conseguida nos favoritos dos fãs, PES 5 e PES 6.
“Há uma mudança óbvia naquilo que PES costumava ser em comparação no que é agora na Europa.”, começou Adam Bhatti, gestor da marca na Europa, em conversa com o Videogamer.com. “Por volta de PES 5/PES 6 era o jogo de futebol que todos queriam jogar. Não está cá neste momento, nomeadamente na Europa. Ainda estamos fortes na América do Sul e na Ásia. Por isso é que é importante para nós recuperar isso, e fui contratdo [pela PES Productions UK] para fazer isso”.
“Em PES 14, tívemos um motor de jogo novo - o FOX Engine - que estávamos a tentar a incorporar e muita da jogabilidade única de PES ficou perdida, porque estávamos a tentar criar um jogo com bons visuais.”, admitiu Bhatti. “Mas na realidade, PES ficou conhecido por seu jogo bonito, sem se preocupar com... a forma como nos moviámos, com a animação mais precisa. [Os primeiros títulos PES] registaram definitivamente certos pormenores, como a corrida dos jogadores, por exemplo, contudo era muito responsivo e isso permitia que jogássemos com instinto. [Em] PES 14, tinham que pensar dois segundos antes que fossem fazer algo porque a animação assim o exigia e isso não é PES”.
“Por isso, para nós [PES 2015] é um regresso ao básico, um regresso ao motivo para jogar PES acima de tudo. PES 5 e PES 6 marcou-nos, principalmente porque foi uma era em que os fãs nos dizem “Isso foi quando vocês eram bons, isso foi quando vocês eram os melhores”. Agora não se pode simplesmente elevar a resolução de PES 5/PES 6 num jogo e lançá-lo por £40/£50... Não podemos... e não acho que o devíamos fazer, temos de elevar o patamar mais um bocado. Contudo, a jogabilidade é ainda mágica, é perfeita para mim. Tentámos recapturar isso e perceber porquê que é especial.”
“O aspecto mais básico para mim é, em PES, quando jogo: 1) que seja extremamente responsivo e 2) que o analógico esquerdo seja para driblar e o R2 para parar, aquela sensação que tinha que não precisava de um analógico para truques para vencer um jogador, era essencialmente reagir às jogadas que via”.
“O último pormenor era não marcar duas vezes da mesma maneira. Isso era importante para mim em PES. Rematem de onde quiserem, aproveitem a oportunidade, sentem “Hei, parece que tenho aqui uma hipótese”. Acho que com todos os jogos de futebol começavam a encontrar demasiados locais fáceis de remate. PES certamente teve os seus, PES 5 também, mas a atração do jogo não estava restrita a esses momentos. Podiam tentar e marcar [um golo maravilhoso] e exclamar: “Meu Deus, viram isto?”. Estes são os momentos que estamos a tentar atingir através da jogabilidade.”
Adam Bhatti rematou a entrevista admitindo que PES 2014 foi lançado "meio feito" e agora, como têm mais tempo de desenvolvimento disponível, PES 2015 "será lançado quando estiver pronto", para que os mesmos erros do título anterior não sejam repetidos.
PES 2015 será lançado para PlayStation 4 e Xbox One e “outras plataformas”, no final deste ano.
Fonte: Pt/Videogamer
“Há uma mudança óbvia naquilo que PES costumava ser em comparação no que é agora na Europa.”, começou Adam Bhatti, gestor da marca na Europa, em conversa com o Videogamer.com. “Por volta de PES 5/PES 6 era o jogo de futebol que todos queriam jogar. Não está cá neste momento, nomeadamente na Europa. Ainda estamos fortes na América do Sul e na Ásia. Por isso é que é importante para nós recuperar isso, e fui contratdo [pela PES Productions UK] para fazer isso”.
“Em PES 14, tívemos um motor de jogo novo - o FOX Engine - que estávamos a tentar a incorporar e muita da jogabilidade única de PES ficou perdida, porque estávamos a tentar criar um jogo com bons visuais.”, admitiu Bhatti. “Mas na realidade, PES ficou conhecido por seu jogo bonito, sem se preocupar com... a forma como nos moviámos, com a animação mais precisa. [Os primeiros títulos PES] registaram definitivamente certos pormenores, como a corrida dos jogadores, por exemplo, contudo era muito responsivo e isso permitia que jogássemos com instinto. [Em] PES 14, tinham que pensar dois segundos antes que fossem fazer algo porque a animação assim o exigia e isso não é PES”.
“Por isso, para nós [PES 2015] é um regresso ao básico, um regresso ao motivo para jogar PES acima de tudo. PES 5 e PES 6 marcou-nos, principalmente porque foi uma era em que os fãs nos dizem “Isso foi quando vocês eram bons, isso foi quando vocês eram os melhores”. Agora não se pode simplesmente elevar a resolução de PES 5/PES 6 num jogo e lançá-lo por £40/£50... Não podemos... e não acho que o devíamos fazer, temos de elevar o patamar mais um bocado. Contudo, a jogabilidade é ainda mágica, é perfeita para mim. Tentámos recapturar isso e perceber porquê que é especial.”
“O aspecto mais básico para mim é, em PES, quando jogo: 1) que seja extremamente responsivo e 2) que o analógico esquerdo seja para driblar e o R2 para parar, aquela sensação que tinha que não precisava de um analógico para truques para vencer um jogador, era essencialmente reagir às jogadas que via”.
“O último pormenor era não marcar duas vezes da mesma maneira. Isso era importante para mim em PES. Rematem de onde quiserem, aproveitem a oportunidade, sentem “Hei, parece que tenho aqui uma hipótese”. Acho que com todos os jogos de futebol começavam a encontrar demasiados locais fáceis de remate. PES certamente teve os seus, PES 5 também, mas a atração do jogo não estava restrita a esses momentos. Podiam tentar e marcar [um golo maravilhoso] e exclamar: “Meu Deus, viram isto?”. Estes são os momentos que estamos a tentar atingir através da jogabilidade.”
Adam Bhatti rematou a entrevista admitindo que PES 2014 foi lançado "meio feito" e agora, como têm mais tempo de desenvolvimento disponível, PES 2015 "será lançado quando estiver pronto", para que os mesmos erros do título anterior não sejam repetidos.
PES 2015 será lançado para PlayStation 4 e Xbox One e “outras plataformas”, no final deste ano.
Fonte: Pt/Videogamer
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